Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2022 (Pisa, em inglês) foram divulgados na manhã desta terça-feira (5) pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em Paris, na França.
A avaliação seria realizada no ano de 2021, mas foi adiada para o ano seguinte por conta da pandemia do coronavírus, tornando-se o primeiro estudo em larga escala feito após esse período. Ao calcular o conhecimento nas áreas de ciências, leitura e matemática, o Pisa é um dos principais meios de qualificar a educação básica do mundo.
O relatório demonstrou uma queda no desempenho dos estudantes brasileiros e indicou que 7 a cada 10 alunos brasileiros não sabem resolver problemas matemáticos simples, como conversão de moeda ou comparação de distância.
Os dados indicaram uma queda significativa na nota média dos países membros da OCDE nas três áreas. Dentre os 81 países participantes, apenas 31 conseguiram manter a mesma nota de 2018 em matemática.
Os asiáticos dominaram as melhores colocações, e Singapura voltou a registrar o melhor desempenho em todas as áreas, sendo seguido pelo Japão e Coreia – mesmo na pandemia.
No período entre 2018 e 2022, o Brasil teve queda no desempenho na média das três áreas avaliadas, ficando atrás de países como Arábia Saudita, Peru, Costa Rica e Colômbia. Apesar dos resultados gerais terem variado pouco desde a última avaliação, o Brasil subiu no ranking mundial, e o programa mostrou que 70% dos estudantes brasileiros têm um desempenho em matemática abaixo do considerado básico para a idade e possuem dificuldade em identificar informações explícitas em um texto.