O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, chama a atenção para a falta de comprometimento dos candidatos à Presidência da República na área de geração de emprego e renda. O jornalista avalia que os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) fazem propostas desconexas da realidade.
"Há um precipício entre as promessas deles e a vida real. Os candidatos querem fingir que existem meios que eles dominam e que dá para mudar o País com uma canetada. Não é assim que funciona. Mudar esse cenário no Brasil necessita de um ataque em várias frentes, e isso leva muito tempo", na opinião do âncora.
Um exemplo disso, segundo ele, é o caso das limitações impostas às pequenas empresas pelos altos tributos, o que limita a geração de emprego e a melhora da renda da população. O jornalista cita o cenário americano: "Lá [Estados Unidos] crescer é bom, aqui não. No Brasil, a empresa cresce e imediatamente já começa a pagar mais impostos. Crescer no nosso País muitas vezes é um problema".
O âncora do BandNews No Meio do Dia destaca que os candidatos discutem ideias que não são, em sua visão, efetivas para o Brasil trilhar um caminho de geração de empregos e renda: "Tem a ideia de que estimular a economia é dar subsídio, usar o BNDES e banco estatal. Não é nada disso. É um pacote de coisas que passam por estimular a inovação e investimento em educação de qualidade.
Oinegue conclui: "É importante ter clareza nesses pontos para que a gente comece a escutar as propostas dos candidatos com mais atenção. Isso é um passo de maturidade nesse processo de eleição".