BandNews FM

Eduardo Oinegue: Como os novos apoios mudam os compromissos dos candidatos?

Jornalista analisa efeito das alianças políticas nos discursos dos candidatos

Rádio BandNews FM

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, comenta as articulações políticas feitas pelos candidatos à Presidência da República. Para o jornalista, o presidente, Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), estão assumindo compromissos em troca de alianças visando a vitória no 2° turno.

Eduardo Oinegue afirma que a corrida por apoio eleitoral faz parte do jogo democrático. O jornalista diz que agora começa uma fase em que Bolsonaro e Lula terão que colocar em prática as mudanças provocadas por esses apoios: “Não adianta nada eles continuarem a ser o que já são. Se não houver nenhuma mudança ou ajuste no discurso dos dois, em tese, eles saem das urnas do mesmo tamanho. Não importa se tem o governador ou candidato A ou B ao seu lado”.

Oinegue destaca que agora começa uma etapa em que os presidenciáveis vão incorporar as mudanças causadas por esses apoios: “Lula teve apoio de quatro economistas renomados, mas eles não dão votos nenhum. Porém, a expectativa com esse apoio é de que ele [Lula] assuma um compromisso com a estabilidade econômica. Isso vale para o Bolsonaro também, eles têm que assumir compromissos resultantes desses apoios que estão recebendo. E isso anda não aconteceu”.  

O âncora do BandNews No Meio do Dia frisa que o esperado dos dois candidatos é um compromisso com o futuro do País, fruto dos apoios que ambos estão firmando. Oinegue questiona se isso realmente irá acontecer: “ A gente espera que o apoia dado produza nas campanhas um ajuste do discurso feito no 1° turno”.

Oinegue conclui: “Passada a fase da construção de um time que vai cumprir uma determinada missão, é chegada a hora de definir qual o discurso será usado, pois as narrativas que trouxeram eles até aqui não foram suficientes para dar a nenhum dos dois mais de 50% dos votos. O efeito disso sobre o eleitorado vamos saber no dia 30”.