Eduardo Oinegue: Que papo é esse de estado bolsonarista ou estado lulista?

Jornalista questiona divisão de estados por vitória de determinado candidato

Rádio BandNews FM

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, chama a atenção para a simplificação dos resultados das eleições deste ano.

Eduardo Oinegue explica que os fanáticos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) cometem o erro de simplificar a análise dos acontecimentos políticos: “O errado é acreditar que um candidato só tem virtude e o outro só tem defeito. Isso é o cúmulo da simplificação. A discussão política deriva dessa simplificação”.

Oinegue aponta um exemplo, em sua visão, de desserviço aos eleitores. O jornalista reprova a divisão do Brasil em estados em que o candidato A ou B tiveram mais votos: “Essa é uma simplificação infantil. Facilita para organizar e entender, mas ao mesmo tempo não é tão verdadeiro”.

O âncora do BandNews enfatiza que o fato de Lula ou Bolsonaro ganharem em determinado estado, não faz com que aquela região seja lulista ou bolsonarista: “Em São Paulo Bolsonaro ganhou, já em Minas Gerais foi o Lula. A diferença nesses estados foi pequena entre os dois, não dá para falar que um estado é de um ou outro. O Brasil não está pintado de vermelho ou azul”.

Oinegue conclui: “Gostaria de fazer esse alerta contra a simplificação: quando você perceber que alguém está te entregando uma resposta muito simples e direta no campo da política, essa resposta é furada”.