Deputados coletam assinaturas para CPI sobre crise humanitária Yanomami

Objetivo é investigar as condutas de agentes públicos e órgãos do Poder Executivo Federal

Rádio BandNews FM

Pedido foi feito com o objetivo de investigar as condutas
Foto: Agência Brasil

Diante da tragédia humanitária nas terras indígenas Yanomami, o deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e a deputada Célia Xakriabá (PSOL- MG) protocolaram um requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados.

O pedido foi feito com o objetivo de investigar as condutas “omissiva e comissiva” de agentes públicos e órgãos do Poder Executivo Federal, responsáveis pela segurança sanitária e alimentar do povo Yanomami e também pelo combate ao garimpo ilegal na reserva indígena entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Os deputados também pedem que seja criada uma Comissão Externa para acompanhar e discutir políticas públicas para o restabelecimento das condições sanitárias dos Yanomami e para o enfrentamento das ações genocidas deflagradas contra esse povo.

O ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União, vai à Roraima para ver de perto situação dos Yanomamis e para aprofundar investigações na auditoria que está apurando as causas da crise humanitária que impacta os povos indígenas. A viagem está prevista para a próxima quarta-feira (8).

O TCU já pediu acesso aos sistemas que reúnem dados dos atendimentos de saúde dos 34 distritos sanitários indígenas do país.

Vital do Rêgo também pediu que o governo forneça a lista das Unidades Básicas de Saúde que atendem ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.