Hospital de campanha vai atender indígenas Yanomami em Roraima

Objetivo é desafogar a Casa de Saúde de Roraima que atende, no momento, mais de 700 pacientes com sintomas de desnutrição, diarreia, malária e tuberculose

Rádio BandNews FM

Hospital de campanha vai atender indígenas Yanomami em Roraima
Nesta quarta-feira (25), chegou a 33 mil voluntários.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O hospital de campanha para atender os indígenas Yanomami, que sofrem com a crise sanitária em Roraima, está sendo montado na Casa de Saúde indígena, Casai de Boa Vista.

A estrutura, montada em parceria com o Exército, vai oferecer atendimentos nas áreas de pediatria, ginecologia, clínica médica, ortopedia e radiologia; além dos equipamentos de ultrassom e dos exames laboratoriais.

O objetivo é desafogar a Casa de Saúde que atende, no momento, mais de 700 pacientes com sintomas de desnutrição, diarreia, malária e tuberculose. A previsão do Ministério da Saúde é de que os atendimentos comecem nos próximos dias.

Nesta quarta-feira (25), chegou a 33 mil voluntários que se inscreveram para participar da Força Nacional do SUS, para atendimento à população Yanomami.

Uma equipe de voluntários já foi enviada à Boa Vista e atua nas unidades de saúde indígena e também no hospital de campanha.

O Ministério da Saúde informou que abriu auditoria nos contratos do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami pois identificou indícios de irregularidades. Até o momento, mais de 1.000 indígenas já foram resgatados.

No entanto, 46 crianças estão internadas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), única unidade de saúde infantil de Roraima.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, as crianças estão sendo atendidas com ajuda de intérpretes, e alimentadas conforme o costume da etnia: a alimentação tem macaxeira, peixe com farinha e frutas regionais.