Conta de luz deve ter bandeira verde até o fim do ano

Medida foi adotada por conta do alto nível dos reservatórios em decorrência das chuvas

Rádio BandNEWS FM

Bandeira verde deve começar a ser adotada em 16 de abril
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, deve adotar a bandeira verde na cobrança da conta de luz até o fim do ano, de acordo com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi.

A confirmação na mudança de bandeira só acontecerá ao longo do ano mas deve começar a ser adotada em 16 de abril. Ainda segundo Ciocchi, revisões tarifárias estão acontecendo, mas a expectativa é de que o setor elétrico não vai afetar negativamente o bolso do consumidor.

A adoção da bandeira verde ocorre por causa da alta das chuvas e do alto nível de armazenamento nas hidrelétricas.

Em outubro de 2021, o Governo Federal anunciou uma a adoção da bandeira tarifárica escassez hidrica para a de luz por causa da crise no setor.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11), o ONS informou que os reservatórios das hidrelétricas atingiram melhor nível de armazenagem desde 2012.

Portanto, o ano de 2022 tem uma situação mais confortável do que o ano passado em relação às chuvas e armazenagem dos reservatórios.

O diretor-geral da ONS falou também sobre a expectativa para 2023. A espera é de que o ano que vem seja muito melhor e mais tranquilo em relação a esse ano e ao ano passado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.