Alunos seguem sem aulas em 7 escolas em Salvador por sensação de insegurança

Secretaria Municipal da Educação informou que sete escolas estão com as atividades suspensas nesta terça (19)

Rádio BandNews FM

Operação em Salvador
Reprodução/SSP-BA

Diversos alunos seguem sem aulas no bairro de Valéria e região, em Salvador, por causa da sensação de insegurança. 

A Secretaria Municipal da Educação informou que sete escolas estão com as atividades suspensas na manhã desta terça-feira (19). São 2.607 estudantes prejudicados. 

Além disso, três postos de saúde permanecem fechados: as unidades de Colinas de Periperi e Vila Fraternidade, no Subúrbio Ferroviário, além da unidade de Palestina, em Cajazeiras.

Por nota, a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afroameríndia orientou as quase 700 comunidades de terreiro nos bairros em que estão ocorrendo as ações policiais a suspenderem as atividades até que a situação seja normalizada. 

Na internet, o governador Jerônimo Rodrigues informou que, assim como em outros estados, a Bahia foi contemplada com novas viaturas blindadas. 

Segundo ele, os equipamentos chegam para fortalecer o trabalho conjunto das Polícias Federal, Civil e Militar, em uma parceria do estado com o governo federal.

Nesta segunda-feira (18), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, negou que a Bahia esteja sob intervenção federal. 

Em coletiva na sede do Ministério, em Brasília, ele afirmou ainda que está acompanhando as operações em Salvador e mantém conversas frequentes com Jerônimo.

As viaturas blindadas, enviadas para reforçar o combate ao crime organizado na capital baiana, embarcaram nesta segunda-feira (18) em um navio da Marinha, no porto do Rio de Janeiro, e devem chegar à Salvador somente no final da semana. 

Os três blindados serão utilizados por equipes do COT (Comando de Operações Táticas) e do GPI (Grupo de Pronta Intervenção). 

Segundo a Superintendência Regional da PF na Bahia, a medida já estava definida antes da operação de sexta-feira (15), que terminou com a morte do policial federal Lucas Caribé, de 42 anos, no bairro de Valéria, e outros estados também foram contemplados. 

O também policial federal Hosannah Carneiro foi atingido de raspão no rosto na mesma operação - o estado de saúde dele não foi divulgado. 

Já o policial civil Vockton Carvalho, atingido no olho por estilhaços de granada durante operação no bairro, terá a visão comprometida. 

Vockton está internado desde sexta-feira (15) e o quadro de saúde é estável. 

Desde a ação em Valéria na sexta-feira (15), nove suspeitos foram mortos em confronto com a polícia e um foi preso. As forças estaduais e federal de Segurança Pública seguem em busca de outros suspeitos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.