Notícias

PMs de Minas começam a treinar o uso de câmeras de segurança na farda

Em São Paulo, o uso dos equipamentos reduziu em 87% os casos de confrontos em ocorrências

Daniel Martins*

O uso da bodycam deve ajudar a prevenir casos de violência policial
Marco Evangelista / Imprensa MG

A Polícia Militar de Minas Gerais inicia o treinamento para utilização das câmeras de segurança nas fardas. Os novos kits contam com mil e quarenta unidades de câmeras operacionais e sessenta pontos de recarga e download desses equipamentos. 

A ideia é que, neste primeiro momento, 4 mil policiais militares saiam às ruas com essas lentes, também conhecidas como "bodycam".  O modelo implantado em Minas é parecido com o que já é usado pela PM de São Paulo desde 2020. 

Segundo a corporação paulista, o sistema de câmeras pessoais provocou uma queda de 87% nas ocorrências de confronto. Além das câmeras, também foram adquiridas 1.040 pistolas de impulso elétrico. O investimento total é de R$2,4 milhões.

Em coletiva realizada para anúncio da utilização do novo equipamento, a Polícia afirmou que as câmeras servirão para a segurança dos policiais.

A especialista em Segurança Pública, Ludmila Ribeiro, acredita que o uso das câmeras diminuirá casos de violência, mas, para que a novidade seja efetiva também em Minas, as imagens precisam ser analisadas.

*Sob supervisão de Laryssa Campos

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.