Notícias

MPF analisa áudios que sugerem rachadinha envolvendo deputado de Minas Gerais

Parlamentares da oposição no Congresso afirmam que denunciarão André Janones

Redação

O político nega que cometeu rachadinha
Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) está investigando denúncias de possível prática de rachadinha envolvendo o deputado federal André Janones (Avante-MG). Áudios divulgados pelo site Metrópoles revelam o parlamentar considerando legítimo cobrar parte do salário de servidores. O MPF confirmou ter recebido representações contra Janones, em fase inicial de autuação.

Segundo o Metrópoles, os áudios datam de 2019, quando Janones estava em seu primeiro mandato. O deputado justifica o pedido como uma "vaquinha" para juntar R$ 200 mil para as próximas eleições do grupo político ao qual está ligado. Em outros trechos, Janones pede ajuda para recompor o patrimônio que alega ter perdido durante as eleições de 2016, quando concorreu e perdeu à prefeitura de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.

Uma ex-assessora de Janones, a atual prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, seria responsável pelo esquema. A prefeita foi procurada, mas não comentou.

Parlamentares da oposição no Congresso afirmam que denunciarão Janones ao Conselho de Ética da Câmara e ao Tribunal Superior Eleitoral, defendendo a perda de mandato.

A assessoria de Janones foi procurada para comentar o assunto, mas não retornou os contatos. Nas redes sociais, o político nega que cometeu rachadinha e diz que fez apenas uma sugestão aos servidores. O Avante afirma que não vai se posicionar.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.