A pesquisa de intenções de votos do Datafolha, divulgada na noite de quinta-feira (30), aponta para a eleição ao Governo de Minas sendo resolvida já neste domingo.
O candidato à reeleição, Romeu Zema, do Novo, aparece com 57% dos votos válidos.
Isso daria mais quatro anos de mandato ao atual governador, já que para a eleição terminar no primeiro turno, um candidato precisa ter mais da metade dos votos, excluindo nulos e brancos.
No total de votos, Zema tem 50% das intenções de voto contra 30% de Alexandre Kalil, do PSD.
O levantamento mostra que o candidato à reeleição e o ex-prefeito de Belo Horizonte oscilaram 2% para cima em relação à pesquisa anterior. Carlos Viana do PL aparece na sequência com 4%.
Vanessa Portugal do PSTU, Renata Regina do PCB, Cabo Tristão do PMB e Marcus Pestana do PSDB aparecem com 1% cada. As candidatas Indira Xavier da Unidade Popular, Lorene Figueiredo do PSOL e Lourdes Francisco do PCO não pontuaram. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 7% não sabem ou não responderam.
Senado
Na mesma pesquisa, o candidato ao Senado, Cleitinho Azevedo(PSC), aparece na liderança da disputa com 40% dos votos válidos. Alexandre Silveira (PSD) está em segundo com 27%. Os dois candidatos oscilaram 3 pontos porcentuais para cima em relação ao levantamento anterior.
Em terceiro aparece Marcelo Aro (PP), que tem 19%. Com 4% aparecem Sara Azevedo (PSOL), Pastor Altamiro Alves (PTB) e Bruno Miranda (PDT). Irani Gomes (PRTB), Dirlene Marques (PSTU) e Naomi de Almeida (PCO) têm 1% cada.
Presidência
Entre os eleitores mineiros, o candidato Lula (PT) mantém a liderança sobre Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente passou de 46% para 47%, ampliando de 13 para 14 pontos porcentuais a diferença em relação ao atual presidente, que manteve os 33% da pesquisa anterior.
Ciro Gomes, do PDT, obteve 6% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) pontuou 4% e Soraya Thronicke, 1%.
A pesquisa ouviu 6.800 pessoas, entre 27 e 29 de setembro, em 332 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o nº BR-09479/2022.