Band Multi

Mulher trans é encontrada morta a facada em Mogi Guaçu

Ninguém foi preso

Da Redação

 Luma Ferrari
Luma Ferrari
Reprodução/Redes sociais

A Polícia Militar (PM) encontrou nesta quarta-feira (1º) uma mulher transgênero de 50 anos, conhecida como Luma Ferrari, morta a facada na rua Benedito Franco Maldonado, no Jardim Santa Terezinha, em Mogi Guaçu (SP). Ninguém foi preso.

Os policiais militares que atenderam a ocorrência acionaram o Serviço de Atendimento Médico (SAMU) e a morte da vítima foi constatada no local. Luma sofreu um ferimento profundo, causado por um objeto afiado, do lado esquerdo do tórax, abaixo do ombro. 

O homicídio será investigado pela Polícia Civil, que busca por imagens de câmeras de segurança para conseguir chegar ao responsável ou responsáveis pela morte de Luma. Denúncias anônimas podem ser feitas à polícia pelo telefone 181 ou pelo site do Disque Denúncia

Brasil registrou 145 assassinatos de pessoas trans no ano passado

Em 2023, houve 155 mortes de pessoas trans no Brasil, sendo 145 casos de assassinatos e dez que cometeram suicídio após sofrer violências ou devido à invisibilidade trans. O número de assassinatos aumentou 10,7%, em relação a 2022, quando houve 131 casos.

Os dados são na 7ª edição do Dossiê: Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2023  da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), divulgado nesta segunda-feira (29) no Ministério dos Direitos Humanos, como parte da programação dos 20 anos do Dia da Visibilidade Trans, que é celebrado anualmente em 29 de janeiro..

Em 2023, a média foi de 12 assassinatos de trans por mês, com aumento de um caso por mês, em relação ao ano anterior. De acordo com o levantamento, dos 145 homicídios ocorridos no ano passado, cinco foram cometidos contra pessoas trans defensoras de direitos humanos.

No ano passado, também foram registradas pelo menos 69 tentativas de homicídio – 66 contra travestis e mulheres trans, além de três homens trans/pessoas transmasculinas (aqueles que, ao nascer, foram designadas como sendo do sexo feminino, mas se identificam com o gênero masculino).

Tópicos relacionados