Grande aglomeração de dependentes químicos nas ruas. São Paulo não é a única cidade do mundo que lida com esse drama. Isso porque a maior concentração de moradores em situação de rua e usuários de drogas está nos Estados Unidos, na região da Skid Row, em Los Angeles.
A região conta com 54 quarteirões e aproximadamente 4 mil pessoas vivendo nas ruas da 'cidade dos anjos'. O município registra ao ano cerca de 33 mil ocorrências criminais relacionadas à crise de usuários de drogas.
De acordo com dados do sistema de informações norte-americano, entre abril de 2020 e março de 2021, duas mil pessoas em situação de rua morreram em Los Angeles. Destas, 40% em decorrência de overdose.
Além disso, o estado da Califórnia - mais rico e populoso dos Estados Unidos - enfrenta também uma onda de furtos que atinge lojas, supermercados e farmácias desde o início da pandemia.
Na região da Santa Ifigênia, em São Paulo, também é possível ver a céu aberto o consumo de crack e muitas barracas espalhadas - assim como em Skid Row.
Para tentar evitar que o comércio seja saqueado, alguns comerciantes andam com armas ou pedaços de madeira na mão, além de bloquear as ruas com grades.
Além disso, muitos estabelecimentos trancam os freezers com cadeado, para dificultar a ação de possíveis invasores.