Deputados federais da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) visitaram a Cracolândia, em São Paulo, nesta sexta-feira (11). O trabalho de acompanhamento da região dominada pelo tráfico e dependentes químicos iniciou pela manhã.
Ao longo do dia, os parlamentares participaram de uma audiência com a presença de moradores e comerciantes da região, onde relatam falta de segurança e prejuízos.
“Eu já vivi muitos contratempos. Eu já vi muitos roubos, amigos meus sendo roubados, tomando mata-leão, perdendo celular, perdendo carteira. Acaba sendo um descaso com a população. A região está cada vez pior”, disse o funcionário de uma loja na Santa Ifigênia, bairro do Centro de São Paulo famoso pelo comércio de eletrônicos.
Na última quinta-feira (10), comerciantes fecharam as portas em protesto ao avanço da Cracolândia.
O presidente da CPASF, o deputado Fernando Rodolfo (PL), ao discursar na audiência com comerciantes e moradores, cobrou ações concretas contra o combate às drogas na Cracolândia e prometeu levar a pauta para o presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (Progressistas).
“Chegou a hora de agir. Chegou a hora de parar com conversa. Só a conversa não vai resolver. Têm que ter ações urgentes”, disse Fernando.
O grupo de deputados liderado pelo presidente da CPASF também acompanhou as ações desenvolvidas pelo poder público estadual e municipal, na Cracolândia, para a recuperação dos dependentes.
“Nossa comissão tem o papel de fiscalizar as políticas públicas que estão sendo implementadas para lidar com esse mal, que é a dependência química. A Cracolândia é um espaço que reúne a maior quantidade de viciados em crack e outras drogas. Vamos acompanhar o trabalho que está sendo desempenhado lá”, reforçou Rodolfo.
Na parte da tarde, o grupo de deputados se reuniu com representantes dos governos estadual e municipal.