Senadora Tereza Cristina quer juros de 6% a 3% no novo Plano Safra

A ex-ministra da agricultura concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Gente da Rádio Bandeirantes

Da Redação

A senadora Tereza Cristina (PP/MS) concedeu, nesta sexta-feira (5) entrevista exclusiva ao Jornal Gente, da Radio Bandeirantes. Ela falou sobre o Plano Safra e as invasões de terras realizadas neste ano pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Questionada sobre o Plano Safra, Tereza Cristina afirmou que os juros ideias para os produtores rurais, neste ano, seriam de 6% a 7% para médios e grandes agricultores e 3% para os pequenos agricultores. “A taxa Selic em 13,75% é alta demais para quem produz, por isso, o ministro [Carlos Fávaro, atual titular da pasta da agricultura] deve negociar com o Ministério da Fazenda para buscar uma equalização dos juros”, disse. “Mas ele ainda não se posicionou, ele não esclareceu qual será o patamar”.

O Plano Safra 2023/2024 deve ser anunciado até o dia 1º de junho. “Com juros tão altos, o agricultor não aguenta, então ele vai ter que dizer qual é o volume disponibilizado pelo Tesouro para a equalização”.

O âncora da Rádio Bandeirantes, Claudio Humberto, perguntou à senadora qual o seu posicionamento em relação às invasões de terras que o MST está realizando no Brasil e ela foi enfática: “É muito ultrapassado invadir terras dessa maneira, isso é coisa de de 20 anos atrás. O Incra foi modernizado e há ferramentas para o cadastramento dos agricultores”.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.