Esperança é encontrar ocupantes do helicóptero com vida, diz capitão

Aeronave que iria de São Paulo a Ilhabela e estava desaparecida desde o dia 31 de dezembro foi localizada nesta sexta-feira (12) em Paraibuna

da Redação

Após a localização do helicóptero que estava desaparecido há 12 dias no Vale do Paraíba, em São Paulo, o capitão Roberto Farina, da Defesa Civil do estado, disse nesta sexta-feira (12), em entrevista à Rádio Bandeirantes, que, embora não haja nenhum sinal dos quatro ocupantes até o momento, a esperança das equipes é de encontrá-los com vida. 

“Ainda é muito cedo para ter qualquer informação [sobre os ocupantes], o importante é que neste momento há um planejamento para que possa ser realizada a segunda fase das buscas no ponto de queda", disse o capitão. 

Nossa preocupação agora é chegar ao local o mais rápido possível para que a gente possa localizar as pessoas com vida. Essa é a esperança.

A informação sobre a localização da aeronave foi divulgada pela Polícia Militar por volta das 9h50 desta sexta-feira. “Equipes da Polícia Militar acabam de localizar o helicótero desaparecido há 12 dias, que tinha como destino o Litoral Norte de São Paulo. A aeronave foi localizada pelo Águia 24”, informou a corporação. 

Segundo o capitão Roberto Farina, a localização aconteceu graças a um “trabalho minucioso” coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em conjunto com PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Defesa Civil. 

“O comando de aviação realizava um sobrevoo próximo da represa de Paraibuna e localizou um espaço na mata com a fuselagem. A altura das árvores, de 7 a 10 metros de altura, prejudicou bastante a identificação (…). A mata é muito fechada, havia um problema também de nebulosidade da região", explicou. 

Mapa destaca local em que o helicóptero foi encontrado

De acordo com ele, os agentes dão início agora ao trabalho de buscas por terra.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) ressaltou, por meio de nota, que a identificação de sinais de celulares também auxiliou no plano de buscas. 

“Após mais de 60 horas de voo por uma área de milhares de quilômetros quadrados que cobriu os municípios de Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Serra do mar de Caraguatatuba e São Luiz do Paraitinga, o Comando de Aviação da PM e Polícia Civil se reuniram para traçar um novo plano de buscas”, disse. 

“Com base na triangulação do sinal de antenas de celulares, foi definido uma nova abordagem. Em vez de fazer voos mais rápidos, para cobrir uma área maior, foi acertado que as equipes fariam voos em velocidade e altura menores, em uma área delimitada. A região foi separada por quadrantes e, na manhã desta sexta, quando os policiais sobrevoaram os primeiros quadrantes, encontraram os destroços na mata.”

Desaparecimento de helicóptero

No dia 31 de dezembro de 2023, o helicóptero de prefixo PR-HDB, modelo Robinson R44 (cinza e preto), decolou do aeroporto Campo de Marte, na cidade São Paulo, às 13h15, com destino à Ilhabela, no litoral. 

Durante a viagem, o piloto, Cassiano Tete Teodoro, e mais três passageiros – Luciana Rodzewics, sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, e o amigo da família Rafael Torres – identificaram más condições climáticas.

Letícia chegou a enviar mensagens ao namorado, um militar da Aeronáutica que trabalha em Campo de Marte, para avisar que o tempo não estava favorável, com baixa visibilidade, e dizer que, por “medo”, sua intenção era retornar a São Paulo.

A jovem enviou fotos do local, onde havia muita neblina. Ao ser questionada sobre onde se encontrava, a garota respondeu: "Parada no meio do mato". Mas o helicóptero voltou a decolar, já que um novo vídeo foi encaminhado ao rapaz às 14h47 mostrando um voo com baixíssima visibilidade.

De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, o último contato da aeronave com a torre de controle ocorreu às 15h10, quando o helicóptero sobrevoava a cidade de Caraguatatuba, próximo à Paraibuna.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.