Xi Jinping conversa com Zelensky e diz que ‘China está do lado da paz’

Chefes de Estado conversaram por telefone por uma hora; Pequim deve enviar à Ucrânia representantes do governo chinês 'para conduzir comunicação com as partes sobre a solução da crise'

Da Redação

Xi Jinping conversa com Zelensky e diz que ‘China está do lado da paz’
REUTERS/Gonzalo Fuentes/Divulgação

Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da China, Xi Jinping, falaram por telefone nesta quarta-feira (26). Essa foi a primeira conversa entre os dois líderes desde a invasão da Rússia, em fevereiro de 2022. Durante a conversa de uma hora, os chefes de Estado abordaram assuntos sobre relações bilaterais e, também, a cooperação para estabelecer uma paz justa e sustentável para a Ucrânia.

Xi Jinping afirmou que o diálogo e as negociações são a única saída viável para a crise na Ucrânia, enquanto Volodymyr Zelensky classificou o telefonema como "significativo".

“Tive um telefonema longo e significativo com o  Presidente Xi Jinping. Acredito que esta convocação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China, dará um forte impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais”, informou Zelensky. 

Segundo a empresa de mídia estatal da China, a Xinhua, o país asiático vai enviar um representante do governo chinês para a Ucrânia e para conduzir uma comunicação profunda com todas as partes sobre a solução política da crise,

Xi Jinping reforçou que a crise na Ucrânia está evoluindo de maneiras complexas com grandes impactos no cenário internacional e que a China está do lado da paz, tendo como posição central facilitar as negociações de cessar-fogo. 

Zelensky expressou esperança na participação ativa da China nos esforços para restaurar a paz. "Ninguém quer mais a paz do que o povo ucraniano. Estamos em nossa terra e lutando por nosso futuro, exercendo nosso direito de autodefesa. A paz deve ser justa e sustentável, baseada nos princípios do direito internacional e no respeito à Carta da ONU. Não pode haver paz à custa de compromissos territoriais. A integridade territorial da Ucrânia deve ser restaurada dentro das fronteiras de 1991", disse o presidente da Ucrânia.

Segundo comunicado da Ucrânia, os dois países concordaram em manter um diálogo regular.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.