Um vídeo que mostra carros cobertos com manchas escuras parecidas com lagartas na China viralizou nas redes sociais nesta semana. Assista abaixo o vídeo da “chuva de vermes”.
O apelido foi dado pelos internautas, mas não está claro qual é a razão do fenômeno, que foi noticiado pelo site argentino "Perfil".
Sem informações oficiais sobre o acontecimento, a internet se encheu de teorias sobre o que ocorreu. Alguns ligaram as imagens a pragas divinas e ao apocalipse. Até ligação com a próxima possível pandemia foi mencionada.
Outros associaram o ocorrido com a última lua cheia do inverno no Hemisfério Norte, que começou na madrugada do dia 7 de março e vai até dia 13 do mês.
Quando o satélite natural da Terra passa por essa fase pela última vez em março, os povos nativos da América do Norte chamam de "lua cheia de vermes".
Uma das teorias para a origem do nome é que as minhocas saíam da terra nesta época do ano, por conta do derretimento da neve com a aproximação da primavera.
Tribos indígenas do Canadá e dos Estados Unidos teriam, então, feito referência a esse fenômeno.
O que foi a 'chuva de vermes' na China?
Entre tantas, a hipótese que mais se aproxima da realidade é que as lagartas que aparecem no vídeo são, na verdade, flores de choupo, que têm uma forma que se assemelha a de um verme.
O álamo ou choupo é uma árvore comum em locais de clima frio ou temperado. É especificamente comum na região de Pequim, capital da China, onde apontam que o vídeo foi gravado. Confira, abaixo, a foto de uma flor de choupo.
Além disso, os últimos dias foram chuvosos na capital chinesa, o que explicaria porque as flores ficaram grudadas nos carros.