A 40 segundos do lançamento, exatamente durante a contagem regressiva, a SpaceX abortou o primeiro voo orbital do foguete Starship, tido como o mais poderoso da história. De acordo com o bilionário Elon Musk, dono da empresa, uma válvula de pressurização estava congelada.
“Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, disse o bilionário, também dono da rede social Twitter.
Musk também disse, em publicação no Twitter, que um novo lançamento pode ocorrer em alguns dias.
Inicialmente, o voo estava marcado para às 9h (horário de Brasília), a partir de uma base no Texas (Boca Chica). A previsão, no entanto, mudou para 10h20, o que não ocorreu devido aos problemas técnicos.
Considerado o mais poderoso da história, o foguete tem 120 metros e bateu os recordes de capacidade em transporte espacial de mais de cem toneladas ao espaço. A intenção da SpaceX é reaproveitar o Starship após a missão. O voo de hoje não seria tripulado.
Se o sucesso apontado pela SpaceX for confirmado, o Starship deverá ser o veículo usado para futuras missões de retorno do homem à Lua e ida a Marte.