O chanceler russo, Sergey Lavrov, um dos principais ministros do presidente Vladimir Putin, já desembarcou em Brasília, onde deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (17). A agenda ocorre após compromissos do petista na China e nos Emirados Árabes Unidos.
Os ministros devem conversar sobre o potencial das perspectivas de cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação, bem como o fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais.
O governo brasileiro também citou a discussão a respeito da guerra na Ucrânia, conforme a defesa do Brasil para o fim das tensões no Leste Europeu.
“O Brasil tem defendido, nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada”, informou a nota do governo brasileiro.
Além dos laços históricos de cooperação entre Brasil e Rússia, os países mantêm expressivo relacionamento comercial. A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. Em 2022, o comércio bilateral atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões.