A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira (11) o fim da emergência global para varíola dos macacos. O órgão retirou o alerta por conta de queda no número de casos da doença no mundo e por não ter identificado aumento da gravidade dos sintomas em infectados.
A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) para mpox, como a doença também é conhecida, foi declarada em julho de 2022. Esse é o mais alto alerta da organização para doenças - classificação que a OMS também retirou da covid-19 na última sexta-feira (5).
No entanto, o órgão apontou que o fim do alerta não significa que o combate à varíola dos macacos acabou. O Comitê de Emergência da organização afirmou que ainda há incertezas sobre a forma de transmissão e falta de medidas eficazes nos países africanos.
Na prática, a OMS mudou a estratégia de combate à mpox para forma prolongada ao invés de manter a emergência global. "O Comitê considerou que esses são desafios de longo prazo que seriam mais bem enfrentados por meio de esforços sustentados", apontou em relatório.
Casos confirmados e mortes
Desde janeiro do ano passado, foram confirmados mais de 87 mil casos de varíola dos macacos no mundo, em 19 países, segundo o último relatório da OMS. A doença também registrou 140 mortes, com a maioria nas Américas.
No Brasil, foram 16 mortos. Além disso, o país teve mais de 52 mil notificações para mpox até março deste ano, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde.
O que é a mpox
A varíola dos macacos é uma doença viral com sintomas muito parecidos aos da varíola, mas menos graves. Após o contato com o micro-organismo, leva de cinco a 21 dias para o infectado apresentar sintomas, de acordo com a OMS.
Apesar de ter sido descoberta em macacos, a maioria dos animais suscetíveis à doença são roedores, como ratos. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas
Sintomas da varíola dos macacos
Os sintomas geralmente duram de 2 a 4 semanas, mas podem durar mais em alguém com sistema imunológico enfraquecido. Os sintomas comuns de mpox são:
- Irritação na pele
- Febre
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Dor nas costas
- Cansaço
- Gânglios linfáticos inchados.
Para algumas pessoas, o primeiro sintoma é uma ferida plana na pele, que se desenvolve para uma bolha cheia de líquido. Algumas pessoas podem ter poucas lesões de pele e outras centenas ou mais.
Elas podem aparecer em qualquer parte do corpo:
- Palmas das mãos
- Plantas dos pés
- Rosto
- Boca
- Garganta
- Virilha, áreas genitais e ânus.