A cidade de São Paulo deve começar a regularizar na tarde desta sexta-feira (13) os estoques de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 para a aplicação da segunda dose.
A promessa foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Édson Aparecido. Em entrevista à BandNews TV, o titular da secretaria anunciou o recebimento de novas doses, e informou que os moradores que receberam o imunizante em questão na primeira aplicação podem procurar a segunda dose na sexta-feira ou na segunda-feira.
“Nós tivemos um problema com a AstraZeneca, recebemos só ontem (12), tarde da noite. Fizemos a distribuição hoje pela manhã das doses de AstraZeneca nos 700 pontos de vacinação da cidade. Agora à tarde, seguramente, a gente já vai ter esse quadro normalizado”, disse.
A orientação do secretário que é as pessoas procurem as doses através da fila online da Prefeitura de São Paulo para para “no mais tardar, segunda-feira pela manhã, tomar a segunda dose” da vacina.
Segundo Aparecido, São Paulo está abastecida com doses de Coronavac e da vacina da Pfizer, o que não deve atrapalhar a aplicação da segunda dose em quem recebeu os imunizantes em questão na primeira dose.
Entre sábado e domingo, a cidade não irá aplicar a segunda dose das vacinas, já que promoverá um mutirão de aplicação em jovens. Das 7h de sábado (14) às 17h de domingo (15), a Prefeitura quer começar a imunização de pessoas de 18 a 21 anos. Assim, quem não receber a segunda dose na sexta-feira deve procurar postos de vacinação na segunda.
Durante o fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde promete 18 drive-thrus funcionando – inclusive de madrugada – para vacinar o público-alvo das datas. Segundo Edson Aparecido, a cidade terá eventos culturais e DJ para tentar alcançar pelo menos 98% das faixas etárias no município.
“Não vamos fazer aglomeração. O importante é a gente ter uma mobilização muito grande desses jovens, que estão circulando, voltaram às aulas, precisam trabalhar e ter a vacinação”, afirmou.