Equipes de resgate da Turquia resgataram neste domingo (12) uma criança após 150 horas embaixo dos escombros. O salvamento ocorreu em Hatay, região mais atingida pelos terremotos que deixaram mais de 27 mil pessoas mortas na nação turca e na Síria.
Segundo a imprensa turca, a criança passou quase uma semana embaixo de um prédio destruído na região. Em publicação no Twitter, o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, celebrou o resgate. “Sempre há esperança!”, escreveu.
Ele, que é pediatra, publicou um vídeo mostrando o primeiro atendimento à criança. “Como pediatra, supervisionamos o processo. Nosso bebê foi enviado para Adana de ambulância de helicóptero para tratamento”, informou.
Terremoto matou mais de 28 mil pessoas
O forte terremoto que atingiu a Turquia na madrugada de segunda-feira (6), atingiu magnitude de 7,8 na escala Richter. Pelo menos 28 mil pessoas morreram na Turquia e na Síria, países mais afetados, de acordo com atualizações mais recentes. Ainda não há um número exato de vítimas.
O epicentro foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros, segundo os serviços geológicos dos Estados Unidos e da Alemanha, que monitoram fenômenos do tipo em todo o mundo.
Esse foi o terremoto mais forte desde 1939 no país que fica entre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas.