O Telescópio Espacial James Webb da Nasa detectou a primeira evidência de dióxido de carbono na atmosfera de um planeta exoplaneta, ou seja, fora do sistema solar. Nominado WASP-39 b, o planeta está na órbita de uma estrela parecida com o sol e a 700 anos-luz de distância da Terra.
O planeta WASP-39 b é um gigante gasoso com, aproximadamente, a mesma massa de Saturno e 1.3 vezes maior que Júpiter. Ele também é quente, a temperatura atinge cerca de 900ºC.
Descoberto em 2011, este planeta está muito próximo de sua estrela e completa um círculo em pouco mais de quatro dias.
Observações anteriores de outros telescópios da NASA, incluindo o Hubble e Spitzer, já tinham revelado a presença de vapor de água, sódio e potássio na atmosfera do WASP-39 b.
Para fazer a descoberta, a equipe de pesquisadores usou o espectrógrafo infravermelho do telescópio Webb. Uma pequena inclinação entre 4,1 e 4,6 microns apresenta a primeira evidência detalhada de dióxido de carbono.
A NASA explica que compreender a composição da atmosfera de um planeta pode ajudar a ter informações relacionadas a origem do planeta e como foi sua evolução.