Tatuzão voltará a escavar seis meses após cratera abrir em SP

Expectativa é de que tuneladora retome operações no mês que vem. Acidente não afetará cronograma, segundo o estado, que mantém entrega para 2025

Metro Jornal

Imagem aérea da cratera que se abriu na Marginal Tietê em fevereiro
Carla Carniel/Reuters

O tatuzão que vinha abrindo caminho para as obras de construção da linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo vai voltar a operar seis meses depois do acidente que provocou a abertura de uma enorme cratera na pista da marginal Tietê, no dia 1º de fevereiro. 

A expectativa do governo e da concessionária que toca o projeto, a Acciona, é de que a tuneladora, como a máquina é chamada tecnicamente, retome as escavações até o fim de agosto, no sentido centro. Na direção oposta, para a zona norte, o tatuzão deve entrar em ação a partir de novembro. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) durante visita ao canteiro de obras da futura estação Santa Marina, que é a mais adiantada das 15 paradas da linha e que fica bem próxima do local do acidente. 

Vídeo: Cratera na Marginal Tietê já foi tapada

Tanto o governador quanto a Acciona disseram que o cronograma não foi afetado pela paralisação e mantiveram o prazo de entrega da linha para o fim do ano de 2025. 

“Apesar do acidente que tivemos no início do ano, a obra não parou. Outras frentes foram fortalecidas para que mantivéssemos esse cronograma e a nossa expectativa é que ao final de 2025 a linha das Universidades já possa estar servindo mais de 600 mil passageiros todos os dias”, disse Garcia. 

A linha – que vai da Brasilândia, na zona norte, até São Joaquim, na região central – tem esse apelido porque terá estações próximas de importantes faculdades, como PUC, Mackenzie, Faap, Unip e FMU. 

E o buraco?

O inquérito que investiga o rompimento da coletora de esgoto enquanto o tatuzão passava pela marginal Tietê ainda não apontou o que causou o acidente e nem os seus responsáveis. Até aqui, a Acciona tem custeado os gastos com reparos. O valor não foi informado.

Galeria de Fotos

Desmoronamento em obras do metrô de São Paulo
1/9

As obras para estabilizar a cratera na Marginal começaram com mais intensidade nesta quarta (2). Caminhões jogarem rochas para preencher erosãoGoverno do Estado de São Paulo/Divulgação
O governo paulista calcula entre 3 a 11 dias para voltar a liberar pista central da Marginal TietêGoverno do Estado de São Paulo/Divulgação
Máquinas atuam para estabilizar a erosão da cratera. Cerca de 100 homens trabalham no localGoverno do Estado de São Paulo/Divulgação
Linha 6-laranja ligará estações São Joaquim e Brasilândia do metrô de São PauloOuvintes/BandNews FM
Água invade duto da futura estação Santa Marina do metrô de SP após obra atingir duto de esgotoBandNews TV/Reprodução
Imagem aérea mostra dimensão da cratera na Marginal Tietê, em SP, após acidente em obra do metrô nesta terça 1º)Carla Carniel/Reuters
Imagem aérea mostra dimensão da cratera na Marginal Tietê, em SP, após acidente em obra do metrô nesta terça 1º)Carla Carniel/Reuters
A Sabesp confirmou o rompimento de uma tubulação de esgoto durante execução das obras da Linha 6 do MetrôCarla Carniel/Reuters
O rodízio municipal de veículos foi suspenso em São Paulo após o desabamento. A região da zona norte e oeste foram fortemente afetada com trânsitoCarla Carniel/Reuters

Linha 6-Laranja

  • 15 estações
  • 15 km de extensão
  • 630 mil passageiros/dia
  • Promessa de entrega da linha completa até o fim de 2025

Este texto foi originalmente publicado no METRO JORNAL

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.