Notícias

‘Sudão está à beira de uma guerra civil’, alerta o secretário-geral da ONU

Declaração de António Guterres foi dada após ataque aéreo que matou pelo menos 22 pessoas no país

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
REUTERS/Mohamed Nureldin Abdallah/File Photo

O Sudão está à beira de uma guerra civil, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) neste domingo (9). O posicionamento do órgão acontece um dia depois do ataque aéreo que matou pelo menos 22 pessoas no país. 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse estar “profundamente preocupado” com o fato de o Sudão estar “à beira de uma guerra civil de grandes proporções, com potencial de desestabilizar toda a região”.

Guterres citou o aumento da “violência em grande escala” em Darfur e os relatos de novos combates nos estados de Cordofão do Norte, Cordofão do Sul e Nilo Azul. Para o secretário-geral da ONU, “há um total desrespeito pelo direito humanitário e pelos direitos humanos que é perigoso e perturbador”.

Ele reforçou o apelo para que as Forças Armadas do Sudão e as Forças de Apoio Rápido interrompam os combates e se comprometam com o fim permanente da violência. António Guterres também pediu que ambas as partes cumpram suas obrigações sob o direito humanitário internacional e com os direitos humanos, para proteger os civis e permitir a ação humanitária.

Em declaração emitida pelo vice-porta-voz, Farhan Haq, o chefe da ONU expressou condolências às famílias das vítimas e desejou “pronta recuperação às dezenas de feridos.”

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.