São Paulo montou esquemas para o transporte municipal de ônibus, trânsito e segurança para os shows da cantora Taylor Swift no Allianz Parque, a partir desta sexta-feira (24). A expectativa é de um público de 44 mil pessoa em cada dia de apresentação.
A Secretaria de Segurança Pública informou que serão deslocadas para a região do Allianz Parque equipes de Força Tática. Além disso, policiais da Companhia de Ações Especiais (CAEP) estarão no local prestando apoio ao policiamento territorial. O de Polícia de Choque também poderá atuar em caso de necessidade.
Um dos pontos de atenção do policiamento será no deslocamento dos fãs entre o terminal da Barra Funda e o local do evento. Por isso, haverá viaturas estacionadas em pontos estratégicos ao longo do trajeto, como na avenida Francisco Matarazzo e no viaduto da avenida Antártica. O Batalhão de Trânsito também prestará apoio.
“O objetivo é promover o policiamento preventivo nos dias do show para aumentar a percepção de segurança do público e inibir criminosos. As ações desencadeadas para garantir a segurança seguem o protocolo da Polícia Militar para eventos de grande porte”, informou a SSP em nota.
Trânsito na região do Allianz Parque
As operações da Companhia de Engenharia de Tráfego terão início às 6h, com previsão de término às 1h da madrugada. A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar o trânsito nas imediações do estádio para manter as condições de segurança e fluidez para pedestres e motoristas que se dirigem ao evento.
Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.
Alterações no sistema viário
Devido à concentração de público, formação de filas e para garantir a segurança dos usuários do sistema viário, serão adotadas as seguintes ações:
A partir das 08h dos dias 24, 25 e 26/11, as vias abaixo serão interditadas.
- R. Palestra Itália (entre Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia);
- R. Caraíbas entre R. Venâncio Aires e R. Palestra Itália;
- R. Diana entre R. Venâncio Aires e R. Palestra Itália;
Quando da interdição descrita acima, será montada faixa reversível no contrafluxo da R. Palestra Itália entre Av. Pompéia e Rua Caraíbas para garantir o acesso dos moradores.
Bloqueio da R. Pe. Antonio Tomás x Av. Francisco Matarazzo. Para garantir o acesso dos moradores será montada reversível no contrafluxo da R. Barão de Tefé.
Caso haja risco à segurança dos usuários da via, os bloqueios poderão ocorrer antes do horário previsto.
Pontos de encontro
Serão viabilizadas áreas específicas para embarque e desembarque:
- Transp. Individual Privado: Av. Sumaré sentido Pinheiros entre Pça. Marrey Jr e R. Dr. Homem de Melo e Av. Antártica sentido, Limão entre R. Turiaçu e Trav. Flauta Encantada;
- Transp. Coletivo Privado: Av. Sumaré sentido Pinheiros, entre Pça. Marrey Jr e R. Aimberê.
Ao término do evento, caso necessário, será bloqueada a Av. Francisco Matarazzo sentido Centro, entre a Av. Pompéia e a R. Pe. Antonio Tomás, e a R. Clélia sentido Centro entre R. Venâncio Aires e Av. Pompéia.
Área para Táxis
A partir das 21h, os táxis poderão utilizar as áreas:
- Av. Francisco Matarazzo sentido Bairro entre Av. Pompéia e R. Pedro Machado.
- Av. Antártica sentido Centro entre Pça. Marrey Júnior e Pça. Souza Aranha.
- Av. Sumaré sentido Sumaré entre Pça. Marrey Júnior e Rua Homem de Melo.
- R. Turiassú sentido Lapa, 200 metros antes da Pça. Marrey Júnior.
- Av. Pompéia sentido Barra Funda, entre R. Palestra Itália e R. Desembargador do Vale.
Caminhos alternativos
- Rua Palestra Itália: Praça Marrey Junior, Av. Sumaré, à direita Rua Aimberê, à direita Rua Bartira, Rua Ministro Ferreira Alves, seguindo orientações para Pompéia ou Alto da Lapa.
- Av. Francisco Matarazzo: Rua Clélia, à direita na R. Augusto de Miranda, à esquerda na Rua Pe. Chico, à esquerda na Rua Cayowaá, Rua Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Av. Antártica, Pç. Tomás Morus e à direita Av. Francisco Matarazzo.
- Av. Pompéia pista Bairro: à direita na R. Pe. Chico, à esquerda na R. Cayowaá, Rua Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Av. Antártica, Pç. Tomás Morus e à direita Av. Francisco Matarazzo.
- Rua Pe. Antônio Tomás: Av. Francisco Matarazzo, à direita Pç. Souza Aranha e à direita Av. Antártica.
- Rua Clélia: à direita na R. Augusto de Miranda, à esquerda na Rua Pe. Chico, à esquerda na Rua Cayowaá, Rua Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Av. Antártica, Pç. Tomás Morus e à direita Av. Francisco Matarazzo.
- Av. Sumaré: R. Dr. Francisco da Rocha, à esquerda na Rua Bartira, R. Ministro Ferreira Alves, seguindo orientações para Pompéia ou Alto da Lapa.
Recomendações da CET
- Utilize transporte público (metrô, trem, ônibus e táxis);
- Procure conhecer previamente as vias de acesso, locais de pontos de táxi, ônibus, metrô e trem;
- Pedestres: estejam atentos às regras de segurança ao atravessarem a via, respeitem a sinalização;
- Não estacione em fila dupla, sobre calçadas e canteiros centrais, frente a guias rebaixadas de residências nem em locais onde haja canalização;
- Não confie em guardadores de carros que indicam locais proibidos de estacionar.
Ônibus
A SPTrans informou que entre sexta-feira (24) e domingo (26) cerca 30 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados devido à realização dos shows no Allianz Parque. A Avenida Francisco Matarazzo poderá ser interditada após o evento, por 30 minutos, até a dispersão do público.
Veja as linhas alteradas:
- 1896/10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo
- 8000/10 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
- 8000/1 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
- 8400/10 Term. Pirituba – Pça. Ramos de Azevedo
- 8549/10 Taipas – Pça. do Correio
- 8594/10 Cid. D'Abril – Pça. Ramos de Azevedo
- 8622/10 Morro Doce – Pça. Ramos de Azevedo
- 8686/10 Mangalot - Lgo. do Paissandu
- 8677/10 Jd. Líbano – Lgo. do Paissandu
- 938C/10 COHAB Taipas - Term. Princ. Isabel
- 978J/10 Voith – Term. Princesa Isabel
- N102/11 Term. Lapa – Term. Pq. D. Pedro II
Veja a lista completa, com todos os detalhes sobre as alterações no site da prefeitura de São Paulo.
Alerta para golpes do ingresso
A Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista também vai atuar durante os dias do show da cantora no Allianz Parque. A unidade vai atender em uma estrutura física no estádio para o registro de ocorrências.
O principal alerta da delegada Fernanda Herbella é para o fã que não conseguiu comprar ingresso no site oficial e quer adquiri-lo de um terceiro.
“É preciso ter uma série de cuidados ao adquirir o ingresso, como não acreditar em promessas ou preços desproporcionais, e se certificar de ter a maior quantidade de dados pessoais possíveis de quem você vai comprar, para poder reclamar caso algo dê errado”, explicou a delegada, ao dar orientações para evitar golpe.
No último levantamento realizado em São Paulo, foram identificados quase 300 boletins de ocorrência de estelionato envolvendo compra de ingressos. “Se é um show que tem um apelo muito grande, essa procura e desejo podem fazer com que os fãs se coloquem numa situação de vulnerabilidade, facilitando a ação de golpistas”, disse Herbella.
Todas as equipes de plantão da Deatur durante o evento contarão com pelo menos um policial fluente em línguas estrangeiras. Também haverá policiais femininas, aptas ao atendimento de eventuais ocorrências envolvendo violência contra a mulher.