Quem é Danilo Cavalcante, o brasileiro foragido nos EUA que deu dor de cabeça às autoridades americanas? Condenado à prisão perpétua no país por matar a ex-namorada, a maranhense Débora Evangelista Brandão, a facadas, o criminoso fugiu do presídio localizado no estado da Pensilvânia no dia 31 de agosto e só foi capturado no dia 13 de setembro.
Danilo escalou uma parede e pulou o teto para escapar da penitenciária. Tudo foi gravado por uma câmera de segurança em plena luz do dia. O carcereiro do plantão chegou a ser demitido por não ter visto a fuga.
Policiais, agentes do FBI e da Swat vasculharam um raio de 800 km. Na vizinhança, o criminoso foi visto algumas vezes por câmeras de segurança com diferentes aparências. Segundo relatos, ele estava armado.
A polícia também acredita que Danilo teria roubado uma van para fugir, o que ampliou ainda mais a área de busca na ocasião. A recompensa por informações que levassem ao paradeiro dele chegou a 25 mil dólares, equivalentes a mais de R$ 100 mil.
Débora Brandão foi morta com 38 facadas por Danilo na frente dos dois filhos dela, em 2021, na cidade de Phoenixville, também na Pensilvânia. Ele não aceitava o fim da relação e temia que a vítima entregasse o passado criminoso dele, aqui no Brasil, às autoridades americanas.
No Brasil, Danilo é investigado por matar um homem a tiros na cidade de Figueirópolis, interior do Tocantins, em 2017. O jornalista Eduardo Barão, do Grupo Bandeirantes, apurou que o nome do criminoso consta na lista vermelha da Interpol, a polícia internacional.