A polícia prendeu uma quadrilha que usava um menor para invadir condomínios residenciais em Santa Cecília, na região central de São Paulo. A prisão ocorreu durante a noite desta terça-feira (8).
Segundo a polícia, entre os detidos está um adolescente que era responsável por abrir caminho para os parceiros. De aparência frágil, conseguia convencer os porteiros de que era neto ou sobrinho de um morador.
“Eles tentam entrar no prédio dizendo que é filho ou parente de um morador. O porteiro acaba abrindo o portão e eles entram. Em seguida, tenta entrar mais um ou em alguns casos, um deles vai até a portaria para buscar os demais comparsas. Ou eles tocam as campainhas ou ficam escutando onde não tem barulho e com uma chave de fenda arrombam as portas e levam basicamente joias, relógios e valores em espécie. Normalmente não saem com objetos grandes para não chamarem a atenção quando deixam os prédios”, disse o delegado Vinicius Nogueira.
Os quatro foram detidos por policiais da 4ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubos a Condomínios). As atividades da quadrilha eram investigadas há 20 dias. Entre as informações obtidas uma ajudou a detectar a movimentação dos envolvidos.
Eles utilizavam um Chevrolet Meriva para deslocar. O carro passou a ser procurado principalmente em Higienópolis, região onde concentravam suas ações. A equipe da 4ª Patrimônio descobriu que os quatros, só nesta última terça-feira (8), tentaram invadir cinco condomínios. O adolescente conseguiu entrar em um prédio, mas desistiu porque o parceiro foi barrado pelo porteiro.
Os policiais conseguiram interceptar o Meriva na rua Engenheiro Edgar Egídio de Souza. Eles ainda reagiram tentando atropelar os investigadores, mas acabaram contidos. No veículo foram encontradas ferramentas e luvas utilizadas nos arrombamentos.
Os três maiores foram autuados por associação criminosa, corrupção de menores, resiste e tentativa de furto. O adolescente vai responder por ato infracional. O caso foi registrado no DEIC.