GCM pressiona joelho em pescoço de homem durante abordagem em SP

A Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo vai instaurar uma sindicância para analisar o caso

Por Mark FigueredoAelson Santos

Um homem foi preso em flagrante acusado de tráfico de drogas em Santa Cecília, no centro da capital paulista, na última segunda-feira (30), na Rua Ana Cintra. Um vídeo flagrou a abordagem violenta da GCM contra o suspeito.

Nas imagens, é possível ver os agentes apoiando o joelho no pescoço do homem. Os guardas ainda teriam colocado um saco com pó branco ao lado dele para acusá-lo de tráfico de drogas.

Já os envolvidos informaram que estavam em patrulhamento e identificaram o rapaz com o pacote informado. Ele teria tentado fugir após avistá-los, mas foi alcançado.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) disse que o inquérito policial seria encaminhado à Justiça, para análise do Ministério Público. O caso foi registrado pelo 77º Distrito Policial.

Em seguida, a Justiça de São Paulo mandou soltar o suspeito após a Defensoria Pública anexar imagens da agressão.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) afirmou “não compactuar com os desvios de conduta dos guardas” e disse que vai apurar rigorosamente o caso.

A Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana também vai instaurar uma sindicância “para analisar os fatos e as circunstâncias”. 

Nota SSP

Um homem de 56 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas. A prisão foi realizada por guardas municipais na tarde de segunda-feira (30), em Santa Cecília, região central da Capital. O inquérito policial será encaminhado à Justiça, para análise do Ministério Público.

Nota SMSU

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) informa que a Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana vai instaurar uma sindicância para apurar os fatos e todas as circunstâncias relativas à ocorrência citada pela reportagem. A SMSU não compactua com desvios de conduta e todos os casos são rigorosamente apurados e, comprovadas irregularidades, os autores são punidos conforme a legislação vigente.

Os agentes envolvidos na ocorrência relataram que, durante patrulhamento, identificaram um indivíduo que, ao avistar os guardas, teria dispensado um pacote e fugido. Os guardas informaram que conseguiram aborda-lo e encontraram uma sacola arremessada pelo homem, que teria substâncias análogas a entorpecentes. Eles também apresentaram uma balança de precisão na ocorrência registrada no 77º DP (Santa Cecília), que investiga o caso. Todos os relatos serão apurados tanto na investigação da polícia quanto na sindicância da Corregedoria da GCM.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.