O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou a região de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, com ministros, o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na manhã desta segunda-feira (20). Em entrevista coletiva, o líder brasileiro falou em parcerias para recuperar as cidades atingidas pelas fortes chuvas.
“Eu posso garantir que os meus ministros estarão dispostos a conversar, para que a gente compartilhe, que a gente faça uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, os estragos que a chuva fez aqui em São Sebastião”, informou o presidente Lula.
Segundo o petista, se cada autoridade trabalhar sozinha, a capacidade de rendimento é muito menor e “é por isso que precisamos estar juntos é por isso que precisamos compartilhar as coisas boas e ruins porque juntos nós seremos muito mais fortes e São Sebastião será recuperada”.
Habitação
Ao falar de projeto de habitação para pessoas que perderam as casas durante as fortes chuvas que atingiram o litoral norte no último final de semana, Lula diz que vê muitos casos de não resolução dos problemas habitacionais no país, mesmo após um certo período da tragédia e promete que dessa vez será diferente.
“Dessa vez, vai ter certeza que os problemas de construção de habitação para pessoas que perderam suas casas vai acontecer de verdade, você (prefeito Felipe Augusto) só tem que arrumar um terreno mais seguro para que a gente possa dizer às pessoas: ‘Vocês vão voltar a ter o ninho para cuidar de suas famílias’”, pontuou.
O petista ainda reforça que não se deve construir mais em lugares que possam ocasionar em deslizamentos ou em locais que pessoas possam morrer. “O governo federal vai trabalhar junto com você (Felipe Augusto) e tem agora uma nova função que é preparar as despesas que a gente vai ter por conta dos acontecimentos”.
Estradas
“É importante que a gente trabalhe de forma conjunta para recuperar a estrada Rio-Santos, que é muito importante para o Brasil, para São Paulo e para toda a orla marítima deste país”, afirmou o presidente ao citar os problemas nas estradas que cortam o litoral paulista.
Luto oficial
O governador Tarcísio de Freitas declarou luto oficial de três dias em todo o Estado de São Paulo por conta da tragédia no litoral norte.
“Fica declarado luto oficial no Estado, por 3 (três) dias, em manifestação de profundo pesar pelas vítimas das fortes chuvas que atingiram os Municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nas últimas horas”, diz o artigo publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial. A medida entra em vigor na data da publicação, ou seja, na própria segunda-feira (20).