O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta segunda-feira (20) que vai enviar kits com medicamentos e insumos para a região do litoral de São Paulo, que foi castigado pelas fortes chuvas entre sábado (18) e domingo (19).
Além dos kits, a pasta informou que equipes da vigilância em saúde e ambiente do Ministério acompanham atentamente a situação das cidades paulistas. São Paulo decretou estado de calamidade pública em seis cidades por 180 dias, em publicação extra do Diário Oficial da União (20), o governo federal reconheceu o decreto.
A Saúde informou que serão enviados três kits que vão atender cerca de 4,5 mil pessoas durante um mês. Cada kit contém 25 tipos de medicamentos e 13 diferentes insumos, preparados para atender a população em situações de emergência.
“O Ministério da Saúde prestará todo o suporte necessário para reforçar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas atingidas pelas fortes enchentes. As equipes da pasta seguem monitorando a situação e farão novos envios de insumos e equipes, conforme necessário nos próximos dias”, informou a pasta.
Até a noite deste domingo (19), de acordo com o último balanço da Defesa Civil, foram registrados 36 óbitos em decorrência das chuvas e 13 pessoas feridas. Além disso, 978 estão desalojadas e 747 desabrigadas.
Comitiva presidencial
A comitiva presidencial já está em São Paulo e sobrevoa as áreas afetadas pelas chuvas. A previsão é que visitem o Centro de Operação montado no município de São Sebastião, a cidade mais afetada pelas fortes chuvas.