Teve prejuízo com o Hurb? Saiba quais são as melhores formas de prosseguir

Especialista em direito do consumidor, o advogado Arthur Rollo aponta que pedir o dinheiro através da devolução voluntária não é uma boa opção; entenda o porquê e veja o que fazer

Da redação

Saiba o que fazer em caso de prejuízos com o Hurb
Divulgação/Web Summit

A agência de viagens Hurb, antigo Hotel Urbano, enviou e-mail para vários clientes com o cancelamento de viagens que aconteceriam em breve. Essa é mais uma ação da empresa que gerou uma série de reclamações nas redes sociais.

Também na última semana:

  • O Hurb demitiu 400 funcionários na terça-feira (30), o que corresponde a 40% do quadro de empregados.
  • A companhia aérea Latam suspendeu a emissão de passagens na quarta-feira (31) para Hurb, alegando dívida de R$13 milhões.
  • A empresa foi proibida de vender os chamados "pacotes flexíveis" por decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça.

O que fazer em caso de prejuízo com o Hurb?

De acordo com o advogado Arthur Rollo, especialista em direito do consumidor, as melhores opções são:

  • Procurar o Procon.
  • Para indenização de até 20 salários mínimos: entrar com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis, sem a necessidade de contratar advogado.
  • Para indenização entre 20 e 40 salários mínimos: entrar com ação nos Juizados Especiais Cíveis, com a contratação de advogado.
  • Para indenização acima de 40 salários mínimos: é necessário entrar com ação na Justiça convencional com advogado.

E a devolução voluntária?

Caso o comprador desista da viagem, é possível pedir o dinheiro de volta direto para a empresa, com danos morais e correção monetária. 

Inclusive, o Hurb criou um mecanismo de "devolução voluntária", que entrega o dinheiro de volta aos compradores de certos pacotes.  

Rollo desaconselha esta opção já que, na avaliação dele, a empresa deve entrar no processo de recuperação judicial ou de falência

Na falência, muitos consumidores ficam sem receber. Então há um risco concreto, para o consumidor que quiser bater o pé e receber o dinheiro, não receber no futuro. Entre não receber nada e receber a viagem, melhor receber a viagem, explica o advogado. 

Saiba mais no vídeo abaixo.

O que diz o Hurb?

Em meio às dezenas de milhares de reclamações, a agência diz que irá realocar os pacotes e viagens.  

"Todas as ações necessárias estão sendo tomadas para que a empresa possa atravessar a situação atual e volte a operar regularmente em conjunto com os colaboradores, prezando o melhor interesse da companhia, dos consumidores e dos parceiros", diz a empresa em nota.

Como evitar prejuízos com agência de viagens no futuro?

  • Antes de fechar pacotes, verifique se a empresa tem críticas negativas em sites que agregam reclamações;
  • Verifique também se a empresa enfrenta processos judiciais. É possível fazer isso através de buscadores;
  • Se o valor estiver muito abaixo da média de mercado para o mesmo pacote, desconfie.
  • Empresas áreas não emitem passagens com mais de 11 meses de antecedência.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.