A prefeitura do Recife anunciou nesta quarta-feira (05) a suspensão da realização do tradicional Carnaval de rua. A decisão foi tomada por causa do aumento do número de casos de influenza na cidade, e foi confirmada no mesmo dia em que Olinda confirmou o cancelamento das festas na cidade.
“O Recife enfrenta um crescimento expressivo de casos de gripe e entende, como sempre, que a prioridade deste –e de qualquer momento– sempre será a preservação da saúde e da vida”, diz a prefeitura em nota.
O tradicional carnaval de rua do Recife, famoso pelo Galo da Madrugada, estava previsto para ocorrer entre os dias 25 de fevereiro e 05 de março. O comunicado oficial do cancelamento destaca ainda que não há aumento de casos de covid-19 na cidade, e destaca que mais de 83% da população acima de 12 anos já tem o esquema vacinal completo com duas doses.
“A despeito de manter os índices estáveis de infecções transmitidas pelo novo coronavírus (vide intertítulo), o índice de casos diários confirmados para Influenza A H3N2 saltou de 8 para 138 casos entre os dias 13 e 29 de dezembro, com picos de até 314 casos em um só dia (27 de dezembro), levando a Prefeitura a concentrar todos os esforços em ampliar o acesso a serviços e e assistência à população", diz a nota.
Além de Olinda, a cidade do Rio de Janeiro também cancelou o seu tradicional carnaval de rua. No Rio, apenas os desfiles no sambódromo foram mantidos.