A prefeitura da cidade de São Paulo divulgou nesta terça-feira (25) que a campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação para crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, foi prorrogada por tempo indeterminado.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde da capital é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura para a pólio e outras doenças imunopreveníveis meningocócicas C e ACWY, HPV, BCG, hepatites A e B, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria/tétano e influenza (vírus causador da gripe).
Desde o dia 8 de agosto, quando a campanha foi iniciada, até esta segunda-feira (24), a capital aplicou 1.475.988 doses de vacinas, sendo 352.473 contra a poliomielite e 1.123.515 de outros 15 imunizantes. A decisão da pasta visa ampliar a cobertura vacinal do público alvo, de 0 a 15 anos, que segue abaixo do recomendado.
Em 2022, no caso da poliomielite, a cobertura básica está em 79,20%, segundo o registrado até o momento, sendo que a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI( é de 95%.
A campanha da pólio tem o objetivo de imunizar com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças de 1 a 4 anos e 11 meses que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na vacinação de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos quatro anos.