O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) conversou com os jornalistas Nelson Gomes e Thais Dias, no BandNews TV, nesta segunda-feira (03). O prefeito de SP falou sobre a reforma tributária, que está prevista para ser votada esta semana no Congresso. Segundo Nunes, os prefeitos não são contra a reforma, mas sim estão preocupados com o texto da proposta.
“É bastante preocupante o texto atual, que foi apresentado pelo relator, deputado Aguinaldo. Nós não somos contra a reforma tributária! Os prefeitos apoiam a reforma tributária. A grande questão é como está esse texto da reforma tributária. Ele traz algumas preocupações. Vou destacar o pacto federativo. É muito importante que a gente possa deixar muito claro que a Constituição deixou claro os 3 entes federativos, e o texto atual da reforma ele não respeita a autonomia dos municípios. Tem mais uma centralização dos recursos e deixando ali os prefeitos a margem dessa distribuição e que isso é algo que nos preocupa bastante”, afirmou.
Ricardo Nunes também se mostrou preocupado com os impostos. Segundo o prefeito, um estudo da prefeitura de SP mostra que o setor de serviços seria muito afetado.
A outra questão que a gente tem se preocupado bastante é o aumento de impostos. O setor de serviços, que é o setor que mais emprega no nosso país, nosso estudo demonstra que de 16% vai passar para 27% no impostos. Portanto, é fundamental uma reforma tributária que simplifique os impostos. Que você reduza a carga tributária, mas da forma como está vai aumentar a carga tributária. É isso que a gente tem que ponderar”, afirmou.