Por que Brasil vai sofrer onda de calor intenso na última semana do inverno?

Primavera começa dia 23 de setembro, e tem expectativa de quebra de recordes de temperaturas altas no ano

Da redação

Por que Brasil vai sofrer onda de calor intenso na última semana do inverno?
Fernando Frazão/Agência Brasil

O inverno se despede com uma onda de calor intenso por todo o Brasil. Na última semana da estação, os termômetros devem bater recordes em todas as cinco regiões do país, com expectativa de superar muitos valores médios históricos. Mas por que o finzinho do inverno está tão quente no país?

Segundo o Climatempo, um bloqueio atmosférico vai impedir o avanço de frentes frias ao longo dos próximos dias no país. Consequentemente, a maior parte das regiões terão dias de sol forte e calor acima do normal para a época do ano. Alerta para o estado do Rio Grande do Sul, que será atingido pela frente fria e fortes chuvas.

A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC. O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem. 

São Paulo bate recorde de calor

A temperatura máxima registrada no último domingo (17) em São Paulo foi de 33,9°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O estado é uma das regiões em que as temperaturas podem bater recordes. Serão muitos dias de calor intenso. 

Em algumas cidades, a temperatura ficará perto ou acima de 40ºC no interior e na capital há chance de marcas tão altas quanto 37ºC a 39ºC.

Piauí com termômetros acima dos 40°C

Os próximos dias serão de calor intenso no Piauí, com temperaturas batendo os 40°C. O Climatempo alerta para que as pessoas se hidratem, e fiquem em alerta com as práticas de atividades físicas ao ar livre, durante picos de calor. A umidade relativa do ar volta a ficar em atenção no estado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.