
Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram na manhã deste domingo (13) o corpo de um piloto de paraglider envolvido em um acidente aéreo em uma área de mata em Botucatu, no interior de São Paulo. Ele estava desaparecido desde sábado (12).
Os trabalhos de buscas contaram com uma ação conjunta da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, além de voluntários. As buscas duraram cerca de 24 horas.
Segundo informações da Defesa Civil estadual, o local é de difícil acesso, com mata densa e fechada. Por conta disso, foi necessário o uso do helicóptero Águia da Polícia Militar e drones.
O que é paraglider
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o voo livre em asa delta ou paragliders (parapente) é considerado uma modalidade de esporte radical e de alto risco, praticado em todo o mundo e fortemente dependente das condições meteorológicas e geográficas locais.
O órgão também informa que não emite ou exige habilitação para a prática de esportes radicais, mas recomenda que qualquer interessado em praticar voo livre se habilite por meio de associações aerodesportivas reconhecidas pela comunidade praticante.
“A obtenção de habilitação nos moldes previstos por essas associações e o constante aprendizado proporcionado por essas entidades a seus associados tendem a reduzir as chances de acidente”, diz a agência em seu site oficial.