
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo leite (PSDB), participa do Canal Livre deste domingo (27) para falar sobre a reconstrução do estado um ano após as enchentes. Antes de entrar no tema, no entanto, ele aproveitou para prestar condolências à morte do papa Francisco e relembrou o encontro que teve com o pontífice – com direito a piada com o nome de uma cidade gaúcha.
“Encontrei o papa Francisco em abril do ano passado. Convidei, sabendo da vinda que se planejava dele, para que pudesse nos visitar no RS em função dos 400 anos das missões jesuíticas. A história do estado começa, do ponto de vista europeu, com os espanhóis, os padres jesuítas, e o papa Francisco era justamente dessa ordem. Queríamos ter presença dele”, contou o governador.
“Ele fez até uma piadinha. Eu falei que sabia que ele tinha parentes em Pelotas e rapidamente me apressei a explicar que era o nome de uma cidade, porque tinha um casal de mexicanos ao meu lado. Expliquei que ‘estar em Pelotas’ era estar na cidade, porque em espanhol pode ser traduzido como ‘estar nu’. Aí o papa fez uma brincadeira com uma musiquinha em espanhol. Era sempre muito bem-humorado. Já estava em cadeira de rodas e era de uma afetividade, um carinho, um acolhimento”, completou.
O programa pode ser visto no YouTube Band Jornalismo e no Bandplay.