Nesta sexta-feira (3), a Polícia Federal prendeu o blogueiro bolsonarista Wellington Macedo, acusado de organizar atos antidemocráticos para as manifestações pró-governo marcadas para o próximo dia 7 de setembro.
A prisão foi autorizada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, depois de pedido da Procuradoria-Geral da República.
Macedo foi detido em Brasília e se apresentava como coordenador do evento, organizando vaquinhas pela internet para financiar caravanas de apoiadores para os atos de 7 de setembro na capital federal. Ele também divulgou vídeos incentivando a deposição dos ministros do STF, apesar de estar proibidos de utilizar as redes sociais
O magistrado também determinou a prisão do caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, que é procurado pela polícia. Ambos haviam sido alvo de busca e apreensão deflagrada na operação contra o cantor Sérgio Reis, no fim de agosto.
A prisão acontece poucas horas depois do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dizer que a população dará um “ultimato” nos atos convocados de 7 de setembro para dois ministros do STF - que ele não nomeou, mas que são Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, sob os quais têm concentrado ataques, que desencadeou a chamada “crise entre os poderes”.
Ele também fez uma ameaça dizendo que poderá “sair das quatro linhas da Constituição”, se achar necessário, e pregou “renovação” no Supremo.
“Se alguém achar que pode jogar fora dessas quatro linhas, nós mostraremos que poderemos fazer também”, ameaçou.