Notícias

PF intima militares do Exército para deporem sobre atos de 8 de janeiro

Entre os intimados está o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiou o Comando Militar do Planalto

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Polícia Federal intimou nesta 80 militares do Exército para prestarem depoimento na próxima quarta-feira (12). Em anúncio nesta segunda (10), o órgão informou que a intimação servirá para “aprofundar a investigação sobre a eventual participação ou omissão de integrantes das Forças Armadas” nos atos criminosos de oito de janeiro.

Entre os intimados, está o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiou o Comando Militar do Planalto e o tenente-coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandou o Batalhão da Guarda Presidencial. 

Os militares entraram na mira da Polícia Federal após o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizar a investigação dos oficiais pela Justiça comum. A investigação apura se houve falhas das Forças Armadas na invasão e depredação da Praça dos Três Poderes. A corporação deve montar uma força-tarefa para conseguir tomar todos os depoimentos. 

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes chefiou o Comando Militar do Planalto entre abril de 2022, no então governo Bolsonaro e retirado do posto após 8 de janeiro, no início da gestão Lula. 

Já o tenente-coronel Jorge Fernandes da Hora foi colocado sob suspeita após um vídeo em que ele discute com policiais militares durante a prisão de vândalos nos atos de oito de janeiro ser divulgado. Ele foi retirado do cargo com antecedência, pela desconfiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após os atos de oito de janeiro. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.