A Polícia Federal (PF) firmou que nada foi encontrado nesta segunda-feira (13), o oitavo de dia de buscas pelo jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira, desaparecidos no Vale do Javari, na Amazônia.
Mais cedo, a Polícia Federal informou que materiais biológicos, sem especificar quais, foram encontrados e estão sob perícia. Também há pertences pessoais dos desaparecidos que estão sendo analisados.
As buscas por Dom e Bruno estão gerando uma mobilização nacional das Forças Armadas, Força Nacional e forças de segurança do Amazonas.
Mais cedo, dezenas de indígenas que vivem na região do Vale do Javari protestaram contra a violência no local onde ambos desapareceram.
Galeria de Fotos
Vale do Javari: a região onde jornalista e indigenista desapareceram 1/9
Segundo os indígenas, toda a região do Vale do Javari é alvo de ataques de madeireiros, garimpeiros, pescadores ilegais e narcotraficantes. Para os povos originários, essa rede de criminosos teria sido a responsável pelo desaparecimento de Dom e Bruno.
Bruno é indigenista especializado em povos indígenas isolados e conhecedor da região, onde foi coordenador regional por cinco anos. Já Dom Phillips é veterano de cobertura internacional e mora no Brasil há mais de 15 anos.
Segundo lideranças indígenas, o jornalista e o ativista estariam recebendo ameaças de garimpeiros que atuam de forma ilegal na região. Até o momento, cinco pessoas foram ouvidas nas investigações. Apenas um suspeito foi detido no dia 08 de junho.