Pessoas com deficiência seguem com dificuldade para usar o transporte em SP

Na CPTM, cerca de 20% das estações não têm acessibilidade completa

Por Maira Di Giaimo

A luta por acessibilidade segue para milhares de pessoas, todos os dias nas cidades pelo país. Rampas, pisos táteis, elevadores ou quaisquer outros equipamentos que possibilitam pessoas com deficiência a terem seus direitos cumpridos são negligenciados. 

E em São Paulo, as pessoas com deficiência ainda encontram muita dificuldade para usar o transporte por trilhos na cidade. Na CPTM, cerca de 20% das estações não têm acessibilidade completa. O Metrô afirma que todas as estações das Linhas 1, 2, 3 e 15, administradas pelo governo do Estado, são acessíveis. 

A ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela, e a ViaMobilidade, concessionária da Linha 5-Lilás, também afirmam que há elevadores e suporte para pessoas com deficiência. No entanto, na estação Santo Amaro, na Linha-5, por exemplo, o elevador não chega até a plataforma. 

Segundo relato de um ouvinte da Rádio Bandeirantes, ele sempre precisa pedir ajuda a funcionários para pegar o Metrô com a filha, que tem paralisia cerebral. 

Em nota, a Via Mobilidade disse que a estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás, é a única que não possui os elevadores.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.