O papa Francisco não participará da procissão ao ar livre da Via Sacra. A informação foi confirmada pelo Vaticano nesta sexta-feira (7). Segundo o comunicado, o pontífice , que deixou o hospital no fim de semana passado após um surto de bronquite, decidiu cancelar a participação por causa do frio intenso.
Apesar disso, o papa deve participar de um culto interno da Sexta-feira Santa na Basílica de São Pedro e deve acompanhar a Via Sacra na Casa Santa Marta, prédio ao lado da Basílica. Mesmo sem estar ao ar livre, o texto do Vaticano confirma que o papa se unirá "à oração daqueles que se reunirão com a Diocese de Roma no Coliseu".
Esta é a primeira vez que o papa não presidirá a ‘Via Crucis’ desde que foi eleito em 2013. O evento foi transferido para o Vaticano durante a pandemia de Covid-19, mas realizado por Francisco e em versões reduzidas.
O líder da Igreja Católica ficou quatro dias hospitalizado em Roma por causa de uma bronquite infecciosa, mas se recuperou e teve alta três dias depois.