FAB volta a fechar o espaço aéreo da Terra Yanomami em ação contra garimpeiros

Fechamento do espaço na Terra Yanomami tem o objetivo de acelerar a saída de garimpeiros ilegais na região

Da redação

FAB volta a fechar o espaço aéreo da Terra Yanomami em ação contra garimpeiros
FAB volta a fechar espaço aéreo no território Yanomami
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) voltou a fechar o espaço aéreo no território indígena Yanomami, localizado em Roraima. A decisão interministerial do governo federal foi acatada às 21h (horário de Brasília), da última quinta-feira (6).

Na prática, fica proibida a circulação de aeronaves, exceto as dos militares e de órgãos públicos com autorização prévia, na chamada Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida), também conhecida como “área vermelha”.

Segundo a FAB, todas as aeronaves que descumprirem os requisitos e regras estabelecidas estarão sujeitas às medidas de policiamento do espaço aéreo. A ação consiste em acelerar a saída de garimpeiros ilegais que atuam na Terra Yanomami.

O controle aeroespacial durante a operação é capitaneado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), responsável por conduzir os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos que estiverem voando na área.

O espaço aéreo foi inicialmente fechado em 1º de fevereiro e reaberto no dia 12 do mesmo mês para permitir a saída coordenada e espontânea de garimpeiros que atuam ilegalmente na região. O controle será realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais