O ex-senador José Serra (PSDB), de 81 anos, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quarta-feira (26). Em estado estável, o político deu entrada na instituição para tratar uma estenose de canal lombar no início da semana. Saiba mais sobre a condição abaixo.
Serra foi submetido a uma cirurgia para descomprimir nervos na região lombar. Em nota, a equipe médica classificou o procedimento como simples.
A cirurgia de descompressão auxilia em casos de dor no nervo ciático, em estruturas próximas à coluna. O problema do ex-senador estava nas vértebras L4 e L5. Veja mais no vídeo acima.
Por serem localizados na parte mais baixa da lombar, esses ossos recebem grandes cargas e se desgastam com o avanço da idade.
O que é estenose de canal lombar?
A condição acontece quando os canais das vértebras ficam mais estreitos, de acordo com a Universidade de Medicina John Hopkins. Os sintomas são:
- Dor;
- Dormência;
- Fraqueza, nas pernas e na região lombar;
- Perda de sensibilidade nos pés;
- Perda de controle da bexiga e do intestino.
Normalmente, a dor piora com atividade física e melhora com descanso. O diagnóstico é feito com testes de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Quais são as causas?
O desgaste que causa a estenose de canal lombar está relacionado com a idade, doença degenerativa e deslizamento das vértebras, que podem fazer com que esses ossos se desalinhem e exerçam pressão sobre a medula espinhal ou sobre os nervos.