Múcio cita “renovar confiança” com militares após reunião de Lula e comandantes

Em entrevista coletiva, o ministro da Defesa, José Múcio, sugeriu que Lula foi um dos presidentes que mais investiu nas Forças Armadas ao defender “pacificação”

Band Brasília

Lula se reuniu com comandantes das Forças Armadas
Divulgação

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, confirmou que a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os comandantes das Forças Armadas, na manhã desta sexta-feira (20), foi para demonstrar maior confiança do Planalto com os militares. A declaração foi dada à imprensa após o encontro de hoje.

“Não tem a menor dúvida [sobre a relação de confiança de Lula com as Forças Armadas]. Foi por isso que nós procuramos antecipar essa reunião”, disse o ministro. Em outro momento, sugeriu que o petista foi um dos que mais investiu nos militares durante os dois primeiros governos.

“Ele foi o presidente da República, talvez, que mais investiu nas Forças Armadas”, continuou Múcio. 

O encontro de Lula com os comandantes das Forças Armadas estava previsto para o final de janeiro, mas foi antecipado a pedido do próprio ministro. A relação do Planalto com os militares está sob tensão, mas, segundo Múcio, o petista quer “renovar essa confiança”.

“Ele tem consciência, e as Forças Armadas também, da atenção que ele deu às Forças Armadas. Ele quis renovar essa confiança. Evidente, nós não poderíamos ficar com essa agenda última. A gente tem que pensar para frente. A gente tem que pacificar este país. A gente tem que governar”, concluiu.

O governo, inclusive, já atua na desmilitarização de setores estratégicos no Planalto e Alvorada. Como exemplo, militares lotados no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão responsável pela segurança presidencial, foram dispensados. Com a decisão, eles voltam aos cargos que exerciam antes nas Forças Armadas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.