Um levantamento feito pelos próprios deputados que apoiam o presidente Jair Bolsonaro mostra que eles não têm votos para aprovar a PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados, que deve entrar na pauta nesta terça-feira (10). As informações são da colunista do BandNews TV e jornalista Mônica Bergamo.
Segundo a jornalista, a base governista tem, atualmente, 181 votos a favor da Proposta de Emenda à Constituição que defende a contagem pública e manual dos votos, com impressão, com validade já para as eleições de 2022.
Na contabilidade, são 123 parlamentares indecisos - insuficiente para os 308 votos necessários para que a PEC avance. Nesse cenário, há uma pressão para que o presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL), não paute o projeto para esta semana para que ganhem tempo e possam articular para trazer mais políticos para aderir ao voto impresso.
O próprio Bolsonaro já admitiu que a proposta do voto impresso deve ser barrada e culpou Luís Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do TSE, dizendo que ele “apavorou” deputados a rejeitarem a PEC.
PEC do voto impresso deve ir a plenário nesta terça; veja análise