Mobizap SP: saiba como se cadastrar e usar o 'Uber' da Prefeitura

Serviço foi criado pela Prefeitura de São Paulo como alternativa a aplicativos de transporte; veja como fazer o cadastro

Da redação

O Mobizap SP, aplicativo da Prefeitura de São Paulo criado como alternativa ao Uber e à 99, estreou nesta quinta-feira (23). A primeira viagem, feita de maneira simbólica, percorreu da Alameda Santos ao Viaduto Jacareí, na região central da cidade.

O lançamento foi realizado num dia de alta demanda pelo serviço na capital, por conta da greve do Metrô de São Paulo. Motoristas e passageiros relataram problemas no uso e a Prefeitura prometeu corrigir as falhas.

Ataques hackers também marcaram o primeiro dia de funcionamento do aplicativo. Só na primeira hora de atividade do Mobizap, foram mais de mil tentativas de invasão.  

A plataforma da Prefeitura já tem mais de 30 mil motoristas e 40 mil passageiros cadastrados.

Como se cadastrar como passageiro no Mobizap

  1. Baixe o aplicativo na Play Store ou na App Store: é o Mobizap SP Passageiro da 3C Consórcio.
  2. Na tela inicial, clique em cadastrar.
  3. Informe os dados pessoais gerais: e-mail, CPF, nome completo, celular, data de nascimento, gênero e RG.
  4. Preencha dados de endereço residencial.
  5. Informe um contato de emergência.
  6. É possível, ainda, subir imagem do RG ou da CNH - passo opcional para passageiros.
  7. Faça upload de uma foto de perfil e cadastre uma senha.
  8. Faça o login com e-mail e senha cadastrados.

O que é o Mobizap SP?

É a alternativa ao Uber e à 99 criada pela Prefeitura de São Paulo. A plataforma tem preços semelhantes aos similares, mas uma das grandes diferenças é que não há tarifa dinâmica, segundo a Consórcio 3C, empresa que ganhou a licitação para administrar o serviço. Saiba mais sobre a plataforma no vídeo acima.

Tarifa dinâmica é quando os preços aumentam nos horários de maior procura pelo serviço. Outra particularidade do Mobizap é a taxa de administração menor: são 10,95%, comparada com fatias que vão de 20% a 40% em outros aplicativos. Pouco mais de 89% ficam com o motorista.

Na área da segurança, a promessa é que a nova plataforma seja mais criteriosa no cadastro de motoristas e passageiros. Para clientes, o aplicativo pede informações a mais em relação aos outros, como endereço e exigência de foto de perfil. É necessário também cadastrar um contato de emergência.

O preço é calculado com tempo estimado de viagem, distância e horário. As corridas podem ser pagas com dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo. Existem duas categorias de carro: premium e econômico.

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