O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, embarca na noite desta quarta-feira (18) para Nova York, nos Estados Unidos, para participar de novas reuniões no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). O Brasil é o atual presidente rotativo do grupo.
O chanceler esteve em Nova York na semana passada para tentar aprovar a resolução brasileira sobre o conflito entre Israel e o Hamas. A proposta foi votada nesta quarta-feira pelo Conselho, recebeu 12 votos favoráveis, porém foi vetada pelos Estados Unidos.
Em nota divulgada pelo Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores informou que em 24 de outubro irá presidir o debate aberto de Alto Nível do Conselho de Segurança para discutir a situação no Oriente Médio, “inclusive a questão Palestina”.
“A reunião permitirá que países façam um chamado a um cessar-fogo e à abertura de corredores humanitários no mais alto nível”, informou o Itamaraty em comunicado.
Itamaraty lamenta veto dos EUA
Em nota, o Itamaraty lamentou o uso do veto dos Estados Unidos que, segundo a pasta, impede o “principal órgão para manutenção da paz e da segurança internacional, de agir diante da catastrófica crise humanitária” provocada pela escalada de violência devido o conflito no Oriente Médio.
“O Brasil considera urgente que a comunidade internacional estabeleça um cessar-fogo e retome o processo de paz”, pontuou o Ministério das Relações Exteriores. A pasta reforçou que o país seguirá na busca para construir acordos e que contribuam para a realização da solução do conflito.